October 07, 2006

DORA PARENTES - 30 Anos Percorridos da Pintura a Abstração

“ Eu pinto não só pelo prazer de pintar. A minha contribuição a sociedade em que vivo, vai mais além”.
“Quando transporto meus sonhos para as telas, me importo em desenvolver a minha fantasia, transformando-a em realidade, dando ênfase a LIBERDADE.”

Dora nasceu Doralice do Piauí. Veio para o Rio de Janeiro na década de 70, onde iniciou a carreira no Salão Nacional de Belas artes, obtendo Menção Honrosa, Medalha de Bronze, Prata, dentre outros prêmios em todo o País.

No período de 1970 a 2006, realizou 61 exposições individuais. Destacando: Os 100 anos de J.K. Brasília em 2002. Em 2005 - Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro e Salvador –BA e em 2006 com um grande painel “Exaltação” nas comemorações dos 154 anos de Teresina- PI.

Condecorações: Entre muitas destacamos: Medalha do Mérito Cultural Da Costa e Silva. Medalha Mérito Cultural Governo do PI -Academia Piauiense de Letras - Personalidade do Século. Colaboradora do Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana. Medalha do Mérito Cultural Conselheiro José Antonio Saraiva. Ordem Estadual do Mérito Renascença do PI. Troféu Octávio Miranda , do Jornal O Dia, entre outros. Em 2004,foi lançado no Rio de Janeiro, Piauí, Brasília , Salvador ,o Livro “Dora Parentes –Entre a figura e a Abstração” de autoria de Geraldo Edson de Andrade.

Citações: Entre muitas, destacamos: Enciclopédia Itaú Cultural. Capa Livro Petroquímica União 98. Livro Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade. Seus quadros foram bem cotados no Leilão do Palácio de Viscayia em Miami, durante o lançamento da Revista Brazilian Art. Possui obras na Pinacoteca da FURNATE, Museu Histórico do Maranhão, Caixa Econômica Federal de Brasília, Petrobrás –Rio , Secretaria Estadual de Cultura - São Paulo, Casa da Cultura Equatoriana , Centro Cultural Correios Rio e Salvador–Ba, Museu de Arte do Parlamento – São Paulo. Painel Tribunal de Contas-PI, Salão Nobre Prefeitura de Teresina –PI e em diversos acervos particulares no exterior e em seu Pais.

Poema da Liberdade
clique no link para visitar o site de Dora Parentes

http://www.doraparentes.com/


0 Comments:

Post a Comment

<< Home